Gerir um alojamento local pode ser uma tarefa exigente. Especialmente, se o objetivo for o de proporcionar uma experiência excelente aos hóspedes, enquanto se maximiza o retorno financeiro. Efetivamente, muitos proprietários de alojamentos locais optam por contratar empresas de gestão especializadas para lidar com as operações diárias e administrativas. Mas será que vale a pena recorrer a uma empresa de gestão de Alojamentos Locais?
Visto que esta é uma dúvida bastante comum dos proprietários, vamos analisar o que fazem as empresas de gestão – nomeadamente, as suas funções -, e os seus benefícios. Além disso, ainda lhe dizemos os pontos essenciais, que deve ter em conta, aquando da contratação de uma empresa de gestão para o seu alojamento.
O que é uma empresa de gestão de Alojamento Local e qual é o seu objetivo?
Uma empresa de gestão de alojamento local, como o próprio nome indica, é responsável por gerir os aspetos operacionais de uma propriedade destinada ao arrendamento de curta duração. O seu principal objetivo é maximizar a rentabilidade do imóvel, enquanto garante que os hóspedes tenham uma experiência agradável.
As empresas de gestão assumem tarefas como reservas, comunicação com hóspedes, limpeza e manutenção, permitindo ao proprietário ter um envolvimento mínimo na operação diária.
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As funções de uma empresa de gestão de Alojamento Local
As empresas de gestão de alojamento local desempenham várias funções que visam simplificar a vida dos proprietários e melhorar a experiência dos hóspedes. Algumas das principais tarefas incluem:
Gestão de Canais: A empresa lida com a calendarização das reservas, utilizando sistemas que sincronizam as plataformas de reservas online – como a booking.com, Vrbo, Airbnb, Expedia, etc…
Comunicação com os hóspedes: Desde responder a perguntas antes da estadia até ao seguimento após a saída, a empresa garante que todas as necessidades dos hóspedes são atendidas.
Limpeza e manutenção: Garantir que o alojamento está sempre limpo e em boas condições é crucial para evitar críticas negativas. A empresa coordena o pessoal de limpeza e manutenção.
Gestão de Reservas: Desde a gestão de pagamentos da reserva, à recolha de dados dos hóspedes para o SEF, envio de dados para o INE, faturação e modelo 30, a empresa de gestão trata de tudo o que é necessário.
Marketing: Algumas empresas também podem tratar da promoção do alojamento em diversas plataformas e otimizar a visibilidade online.
Benefícios de contratar uma empresa de gestão de propriedades
Optar por uma empresa de gestão de alojamento local pode trazer diversos benefícios. Nomeadamente:
Poupança de tempo: Gerir um alojamento local envolve múltiplas tarefas diárias. Com uma empresa de gestão, o proprietário pode delegar todas essas responsabilidades.
Experiência profissional: Estas empresas têm uma equipa especializada em maximizar o rendimento do imóvel e em lidar com os desafios operacionais.
Otimização de ocupação e preço: Empresas de gestão utilizam software e estratégias de pricing dinâmico que ajustam os preços em função da procura, garantindo melhores taxas de ocupação.
Assistência em emergências: As empresas têm equipas prontas para resolver qualquer problema, como avarias ou questões urgentes, sem a intervenção do proprietário.
Como escolher uma empresa de gestão de alojamentos?
Escolher a empresa certa é uma decisão fundamental. Alguns fatores importantes a considerar são:
Experiência e reputação: Verifique a experiência da empresa no mercado e leia avaliações online.
Comissões e serviços: Compare as comissões cobradas e os serviços incluídos nos diferentes pacotes oferecidos.
Transparência e comunicação: É essencial escolher uma empresa que seja transparente nos seus processos e que mantenha uma boa comunicação com o proprietário.
Proximidade: Uma empresa que conheça bem a área onde se situa o alojamento pode ser uma vantagem.
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Conheça alguns alojamentos do portfólio WeStay Home, presentes na Booking.com
COUNTRY VILLAGE SENSES
O Country Village Senses é uma quinta localizada na tranquila vila do Reguengo Grande, concelho da Lourinhã. Possui um espaço exterior com 1500m², piscina, sala de jogos, sala de estar, cozinha, churrasqueira e um salão de refeições/apresentações/reuniões com cozinha de apoio.
Envolta de natureza, flora e fauna de carácter autóctone, a imensa paisagem verdejante assente no Planalto das Cezaredas tornam a nossa quinta num espaço único, excelente para uma experiência de turismo em espaço rural.
VILLA’S POMAR DO MOINHO
Villa’s Pomar do Moinho é um espaço cuidadosamente projetado para garantir o seu máximo conforto. Com 4 unidades, com capacidade para 4 pessoas, uma confortável área de estar, kitchenette bem equipada e casa de banho moderna.
No exterior, uma piscina de borda infinita, um jardim que oferece um cenário encantador para momentos de contemplação e relaxamento. Pode também aproveitar a churrasqueira para realizar refeições ao ar livre ou tomar uma bebida, ou comer um delicioso petisco no café/bar.
QUINTA VALE PISCO
A Quinta Vale Pisco é um encantador alojamento rural localizado em Carvalhal do Bombarral, no centro de Portugal. Uma área de 6000m² de jardim, com um ambiente tranquilo e relaxante, perfeito para quem tem em vista escapar do ritmo acelerado da vida urbana.
Cada suíte possui a sua varanda privativa, com vistas deslumbrantes para a Serra de Montejunto. Pode desfrutar da piscina e do estacionamento privativo gratuito. A propriedade organiza diversos eventos, como retiros com aulas de yoga, show cookings, casamentos e jantares de empresa.
Contratar uma empresa de gestão de alojamento local pode ser uma excelente solução para quem tem em vista otimizar a rentabilidade do seu imóvel sem se preocupar com as operações diárias. No entanto, é crucial pesquisar e escolher a empresa que melhor se adapta às suas necessidades.
Se está pronto para dar o próximo passo e pretende saber mais sobre como gerir eficientemente o seu alojamento local, consulte os nossos serviços e descubra como podemos ajudar. Contacte-nos hoje mesmo!